DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Já fui visitado por S. Paulo


No dia 07 de Junho, o meu lar teve uma visita incomum, mas foi muito bem vinda. Fomos visitados pelo santo S. Paulo que por ser o ano Paulino, está a precorrer todos os lares das Paróquias da Calheta.

É claro que também não nos podemos esquecer realizar a oração a São Paulo.


Boa iniciativa!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Palavra do Pároco


Nº 34 – Série III - 21 de Junho 2009 – DOMINGO XII DO TEMPO COMUM


«Ainda não tendes fé?»

Irmãos e irmãs em Jesus
Certamente que todos nós conhecemos muito bem aquela canção: « Põe tua mão na mão do teu Senhor da Galileia, põe tua mão na mão do teu Senhor que acalma o mar, meu Jesus que cuidas de mim, noite e dia sem cessar… põe tua mão na mão do teu Senhor que acalma o mar». A liturgia deste XII Domingo do tempo comum vai nos ajudar sem duvida a perceber que Jesus, em cada momento, sobretudo nos mais turbolentos, coloca-Se na nossa vida, ás vezes de forma silenciosa… tal como os discípulos ficaram perplexos perante a «indiferença» de Jesus perante a tempestade – Ele simplesmente dormia – também nós, muitas vezes parece que não somos atendidos nas nossas orações. Facilmente entramos em pânico perante uma situação dolorosa em que nós não vimos qualquer solução à vista. Sentimos medo, revolta, desânimo e desencanto perante a nossa vida!! Jesus não se revolta nem desanima perante a nossa falta de confiança, mas talvez no meio do nosso desassossego ainda hoje pergunta a cada um de nós: «Ainda não tendes fé?» como perguntou aos seus discípulos na forte agitação do mar… Diz o Evangelho que Jesus levantou-se e falou imperiosamente ao vento “cala-te e está quieto” e a tempestade amainou. Hoje o mesmo Jesus quer falar imperiosamente às nossas inquietações, aos nossos medos, vivamos aguardando a grande bonança que não tardará…


Pe Silvano Gonçalves

As festas de São João


Chegado o mês de Junho, eis-nos de novo curiosos e esperançados pelas festas de são João Baptista. O empenho, de várias pessoas, na preparação das festas do concelho tem como objectivo o sucesso e a satisfação dos participantes. As tradições populares da nossa terra vão desde as fogueiras, arraiais, as marchas de São João e os espectáculos musicais, trazendo muita alegria, cultura e também grande religiosidade.
A paróquia do Atouguia tem como padroeiro São João Baptista, cujas festas assinalam a fé sentida dos populares pelo seu orago..
É um tempo de azáfama pois a sua preparação abrange duas vertentes: honrar aquele que foi elogiado pelo próprio Cristo ao afirmar que de “Entre os nascidos de mulher não há profeta maior que João” (Lc 7, 28); angariar fundos para a construção da igreja.
Há já alguns dias que se faz notar o clima festivo. A ansiedade aumenta, as expectativas são sempre maiores. Todos colaboram para que os dias 23 e 24 de Junho sejam, de facto, um momento privilegiado de diálogo e de união.
Através das festas as pessoas de qualquer comunidade juntam-se e partilham momentos de alegria ao sabor da música e do convívio. O trabalhar, na barraca, casa de chá ou bazar é uma forma de socialização e comunhão entre colaboradores e participantes que em ambiente de festa confraternizam na perspectiva ansiosa da realização do seu grande sonho.
O aspecto religioso está para além das tradições. A festa do padroeiro é também tempo de conversão, atendendo ao apelo do santo que através duma vida extremamente coerente, não cessava de advertir: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”. Tendo em conta as suas palavras participemos tanto na vigília, no dia 23 à noite, como na celebração e procissão do dia 24.
Bom São João para todos!

Evangelho do próximo Domingo: dia 28 de Junho de 2009 - Domingo XIII do Tempo Comum - B

EVANGELHO – Mc 5, 21-24.35b-43
Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se grande multidão à sua volta, e Ele deteve-Se à beira-mar. Chegou então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva». Jesus foi com ele, seguido por grande multidão, que O apertava de todos os lados. Entretanto, vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: «A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?» Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé». E não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroço, com gente que chorava e gritava. Ao entrar, perguntou-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: «Talitha Kum», que significa: «Menina, Eu te ordeno: levanta-te». Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse do caso e mandou dar de comer à menina.
Palavra da Salvação

ACÇÃO PASTORAL de 22 a 28 de Junho 2009




PUBLICAÇÕES GERAIS

- ENCERRAMENTO DO ANO PAULINO: as inscrições terminam este Domingo. Os autocarros sairão ás 9h das nossas paróquias no proximo Domingo dia 28. As pessoas devem levar um lanche e a camisola de São Paulo vestida. O tempo pode estar fresco.
- As pessoas que vão à peregrinação à Grécia devem entregar o restante dinheiro e nº de contribuinte.

Paróquia do Atouguia
- Cobranças irmãos da Confraria: L Doutor – srª Julinha
- L. Atouguia: senhora Isaura
- Festa de São João: ver verso do Boletim
- Dia 27 – Sábado – Marchas de S João – 21:30

Paróquia da Calheta
- Encerramento da Catequese – dia 27 – 15h

Paróquia de São Francisco
- Recebi donativo para o tecto da igreja
- Encerramento da Catequese – dia 27 – 16h
- Pessoas para recolher ofertas para a festa de São Francisco, ver verso do boletim