DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia da Mãe


Nº 27 – Série III - 3 de Maio 2009 – Domingo IV da Páscoa


Querida Mãe, hoje é o teu dia!
Ser Mãe é ter o prazer de gerir uma nova vida dentro de si...
Ser Mãe é ter a oportunidade de sentir o seu pequeno rebento crescer a cada dia que passa...
Ser Mãe é poder sentir que chegou o momento de trazer ao mundo o seu tão esperado filho...
Ser Mãe é dar todo o carinho e amor ao seu filho, um amor sem peso nem medida...
Ser Mãe é dedicar-se e proteger o filho com toda a força...
Ser Mãe é saber dar uma educação que só ela sabe dar...
Ser Mãe é dar a oportunidade ao filho de aprender por si mesmo, nem que para isso ele tenha de cair, porque assim logo de seguida ele aprenderá a levantar-se...
Ser Mãe é permitir ao filho errar, porque errar é humano...
Ser Mãe é não discutir, mas sim conversar...
Ser Mãe é compreender e não julgar...
Ser Mãe é aconselhar o filho a seguir o melhor caminho, mas deixando que seja ele a tomar a decisão final...
Ser Mãe é permitir que ele cresça e aceitar o facto de que algum dia irá partir...
Ser Mãe é amar, acarinhar, aconselhar, escutar e compreender...
Ser Mãe é ser mulher...


(adaptado)

Mensagem


“Eis a tua Mãe...”


Maria acompanhou a Igreja nascente por todo o Tempo Pascal até ao Pentecostes. Desde que Jesus no-la entregou como Mãe, junto à cruz, e João “a recebeu em sua casa”, foi sempre assídua às reuniões de todos no Cenáculo até à vinda do Espírito Santo. (...) Só depois do Pentecostes ela deixa de aparecer na vida pública. Ora, é especialmente esse “Tempo de Maria” connosco, que a religiosidade popular quer reviver no Mês de Maria (...).
Foi ela a primeira a fazer-nos sentir que o Senhor não nos deixou órfãos (...) Foi ela, também, que soube criar aquele “ar de família” e de “sentido de Igreja” que depois se havia de notar nas primeiras comunidades cristãs. Por isso, enquanto a Igreja era ainda tão pequenina, “doméstica” e familiar, tanto gostava de se reunir com todos no Cenáculo. Ali, no lugar da Eucaristia, à mesa da primeira comunhão da nova e eterna aliança, da oração sacerdotal em que o Senhor tanto pediu “que todos sejam um como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, que também eles sejam um em nós”, ela habituou a todos a buscar o verdadeiro lar da Igreja. Ali, nessas reuniões assíduas, nasceu o “sentido de Igreja” mais unânime e alegre de sempre.
Como corresponder-lhe? Maio é o mês de Maria, Mãe da Igreja, em que se devia reviver a alegria pascal das paróquias ou comunidades cristãs a renascer unidas “num só coração e numa só alma”, como as primitivas comunidades cristãs. O clima de Maio devia ser o de partilhar o pão entre cristãos, o de maior assiduidade ao ensino dos apóstolos, um reviver do “sentido de Igreja”, praticante como o dos primeiros cristãos. É por isso que a Liturgia neste tempo pascal, que invade ainda o Mês de Maria, toma como leitura preferida a dos Actos dos Apóstolos em que se conta o nascer das primeiras comunidades cristãs.
Finalmente, foi ela que melhor preparou a todos para a vinda do Espírito Santo, o sopro de saída para “Igreja Universal”. (...) Como corresponder-lhe? Maio devia ser um reviver do ferver de Pentecostes como o que animava as primeiras comunidades. O Furacão do Pentecostes ainda não acabou. E continua a sentir-se pelos séculos fora. Umas vezes em brisa suave para quem está mais atento, outras em furacão de que todos se dão conta. É o que se nota em Fátima, Lourdes e nalgumas Igrejas locais mais fervorosas. O que importa é saber captar-lhe a orientação e ser-lhe dócil na vida pessoal e apostólica...


Francisco de Sales Baptista S. J. in Mensageiro

Evangelho do próximo Domingo: dia 10 de Maio de 2009 - Domingo IV da Páscoa - B

EVANGELHO Jo 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
Palavra da Salvação

Oração pelas Vocações

Esta semana, de 26 de Abril a 3 de Maio a Igreja celebra a semana de oração pelas vocações. A vocação é um chamamento especial de Deus para cada pessoa. Não se pode confundir vocação com profissão, nem com dom e talento. Deus dá-nos dons que são instrumentos para que possamos viver a nossa vocação da melhor maneira possível. Eis o depoimento do seminarista Miguel Lira, da Paróquia da Calheta:


Olá Amigos,

No passado dia 18 de Abril, recebi a instituição de Leitor, juntamente com mais dois colegas de Seminário. Este passo importante nas nossas vidas, torna-nos em primeiro lugar, leitores da Palavra de Deus e transmissores dessa mesma Palavra. Este Ministério tem a função de nos preparar para o Sacerdócio, não só na escuta atenta da Sagrada Escritura como também na Proclamação da Palavra de Deus.
Foi mais um passo cumprido neste caminho até ao sacerdócio. Caminho esse que não percorro sozinho mas conto com o vosso apoio e, em especial, com todas as vossas orações. Continuem sempre a rezar pelos Seminários, pelos Seminaristas e até mesmo para que Deus chame os jovens das vossas famílias, porque não há Alegria Maior do que seguir Cristo Ressuscitado. Obrigado por tudo.

Miguel Lira

ACÇÃO PASTORAL de 4 a 10 de Maio 2009

Para ampliar clique em cima da imagem

PUBLICAÇÕES GERAIS

- As pessoas que vão á viagem devem começar a entregar a sua ficha de inscrição preenchida juntamente com a entrada de 400€.
- Peregrinação ao Cabo Girão no próximo sábado, dia 2 de Maio, às 20 horas

Paróquia do Atouguia
- Reunião irmãos da Confraria para as festas, dia 2 de Maio 20h

- Procissão das Velas dia 13 de Maio – 20h
- Já temos algum dinheiro para o som da capela de Cristo Rei
- Terço todos os dias na igreja e na capela de Cristo Rei 20h

Paróquia da Calheta
- xxx

Paróquia de São Francisco
- Recebi uma oferta para restauro do tecto
- Terço todos os dias de Maio na capela do Bom Sucesso 20:30
- Procissão das Velas dia 12 de Maio – 20h

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Visita Pascal na Vila

Aqui fica a mensagem deixada nos lares, aquando da visita Pascal.