DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 16 de junho de 2009

As festas de São João


Chegado o mês de Junho, eis-nos de novo curiosos e esperançados pelas festas de são João Baptista. O empenho, de várias pessoas, na preparação das festas do concelho tem como objectivo o sucesso e a satisfação dos participantes. As tradições populares da nossa terra vão desde as fogueiras, arraiais, as marchas de São João e os espectáculos musicais, trazendo muita alegria, cultura e também grande religiosidade.
A paróquia do Atouguia tem como padroeiro São João Baptista, cujas festas assinalam a fé sentida dos populares pelo seu orago..
É um tempo de azáfama pois a sua preparação abrange duas vertentes: honrar aquele que foi elogiado pelo próprio Cristo ao afirmar que de “Entre os nascidos de mulher não há profeta maior que João” (Lc 7, 28); angariar fundos para a construção da igreja.
Há já alguns dias que se faz notar o clima festivo. A ansiedade aumenta, as expectativas são sempre maiores. Todos colaboram para que os dias 23 e 24 de Junho sejam, de facto, um momento privilegiado de diálogo e de união.
Através das festas as pessoas de qualquer comunidade juntam-se e partilham momentos de alegria ao sabor da música e do convívio. O trabalhar, na barraca, casa de chá ou bazar é uma forma de socialização e comunhão entre colaboradores e participantes que em ambiente de festa confraternizam na perspectiva ansiosa da realização do seu grande sonho.
O aspecto religioso está para além das tradições. A festa do padroeiro é também tempo de conversão, atendendo ao apelo do santo que através duma vida extremamente coerente, não cessava de advertir: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”. Tendo em conta as suas palavras participemos tanto na vigília, no dia 23 à noite, como na celebração e procissão do dia 24.
Bom São João para todos!