DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Os irmãos que nos visitaram

Estando eu a analisar as estatísticas e quem nos visita posso concluir:

  1. Não temos muitas visitas, mas também a plataforma ainda não está bem divulgada;
  2. Mas pode-se afirmar que somos visitados por irmãos de toda a parte do mundo, desde Brasil, Espanha, França e outros, até para nossa admiração, os nossos irmãos da Arábia Saudita também fizeram-nos uma visita.
    Vejam a figura e constatem:

Para ampliar clique em cima da imagem

Pedimos que divulguem este blogue.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Palavra do Pároco


Nº 25 – Série III - 19 de Abr. 2009 – Domingo II da Páscoa


ALELUIA JESUS VIVE

Irmãos e irmãs em Jesus Cristo
O Senhor Ressuscitou verdadeiramente Aleluia!
É esta eterna novidade que transformou para sempre toda a realidade humana, abriu-nos as portas da Eternidade, salvou o mundo do poder da morte. É esta feliz notícia da Ressurreição que ao longo de mais de vinte séculos transformou e conquistou a vida de tantos que deixaram tudo para colocar a sua vida ao serviço do anúncio desta Boa nova libertadora. É sem duvida motivo de grande alegria e esperança para as nossas paróquias e para toda a Igreja, vermos quatro jovens da nossa diocese darem passos importantes rumo ao sacerdócio. São eles: o Roberto, (Boaventura), o Ronald (Funchal), o Óscar (Boaventura) e o Luís Miguel Lira que é da Vila da Calheta(na foto). Estes jovens serão instituídos no ministério de Leitor e Acólito. Podemos considerar que estes ministérios são como que os degraus que se sobe para o sacerdócio. Neste Sábado, dia 18, na Sé do Funchal pelas 10:30, o Luís Miguel é instituído no ministério de Leitor, digamos que está a subir o primeiro «degrau», depois falta-lhe o Acolitado, Diaconado e Sacerdócio. Vamos nos unir na oração. Peçamos sempre ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a Sua Vinha que é a Igreja e rezemos por estes que se deixaram seduzir pelo olhar amoroso de Jesus Cristo. Votos de um santo tempo pascal.


Pe Silvano Gonçalves

VISITAS DO ESPIRITO SANTO




Na Madeira, a partir do Domingo de Páscoa, é costume ao Domingo realizarem-se as visitas do Espírito Santo às casas.
Esta visita é constituída pelo pároco ou um representante na impossibilidade de este poder acompanhar, por pessoas (os mordomos e os irmãos de mesa, conforme costumo da freguesia) que transportam o pendão, a bandeira do Espírito Santo e a coroa, recolhendo ofertas que entregam à Igreja e benzendo a casa. Por vezes, as insígnias são beijadas à entrada e à saída. São ainda acompanhados pelas saloias, que cantam e transportam uma cesta com pétalas de flores, decorada com folhas de alegra-campo.
Existem várias letras, cantadas pelas saloias, dedicadas ao Espírito Santo, nomeadamente ao entrarem e saírem da Igreja, ao chegarem às casas, em agradecimento pelas ofertas recebidas e ao regressarem à Igreja.
Por vezes, em cada sítio, há um festeiro que fornece em sua casa, uma refeição àquelas pessoas
A visita do Espírito Santo serve como pretexto para reunir a família num ambiente festivo, onde não falta bebidas e doces.

SIMBOLOS


São três os símbolos usados durante o culto ao Paráclito: A Bandeira, a coroa e o ceptro.
A bandeira é de cor vermelha pois simboliza o fogo. No centro encontra-se uma imagem de uma pomba. Não se sabe quando a pomba começou a ser utilizada como símbolo do Espírito Santo. A imagem da pomba foi adaptada para indicar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
A coroa do Espírito Santo é de prata trabalhada, com quatro ou de seis braços, fechando-se no alto por um globo sobre o qual está a pomba simbólica de asas abertas. Pretende-se com esta coroa indicar que o mundo está sob a acção do Império do Espírito Santo.
O ceptro, igualmente em prata, é o símbolo do poder.

Evangelho do próximo Domingo: dia 26 de Abril - Domingo III da Páscoa - B

EVANGELHO – Lc 24,35-48

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, Como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?» Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

Palavra da Salvação

DOMINGO A DOMINGO - ACÇÃO PASTORAL de 20 a 26 de Abril 2009

Para ampliar clique em cima da imagem



PUBLICAÇÕES GERAIS


  • No próximo dia 20 de Abril, pelas 20h 30m, no Salão da Igreja de São Francisco Xavier, Calheta, terá início mais um CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio).

  • Estão abertas as inscrições na Casa do Povo da Calheta para ensino de Acordeão

  • No próximo fim-de-semana 25 e 26 de Abril, o vosso pároco estará em Lisboa

  • Encontro dos Acólitos no Funchal, dia 25 de Abril, haverá transporte de ida e volta. O autocarro sairá ás 9h do Atouguia

Paróquia do Atouguia
- Reunião irmãos da Confraria para as festas, dia 2 de Maio 20h

Paróquia da Calheta
- Alteramos a hora da Missa devido ao Rali
- Já temos garantido o restauro dos 12 Apóstolos, muito obrigado pela vossa generosidade e parabéns à Comunidade.


Paróquia de São Francisco
- Recebi uma oferta para restauro do tecto.