DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nº 35 – Série III - 28 de Junho 2009 – DOMINGO XIII DO TEMPO COMUM

TERMINA O ANO JUBILAR PAULINO

A Celebração do Encerramento do Ano Paulino, na Paróquia de São Paulo, no dia 28 de Junho de 2009, será às 11h. O cortejo litúrgico sai da igreja às 10h45. A Banda da Ribeira Brava acompanha o cortejo na saída e no regresso para a igreja. O coro paroquial assegura a animação dos cânticos da celebração; todos os peregrinos terão uma folha com o refrão dos mesmos. Aos Acólitos do Arciprestado da Ribeira Brava poderão juntar-se os Acólitos das outras paróquias presentes.
O palco para o altar é montado no campo desportivo da Escola de São Paulo, de canto e de modo a ver-se de todos os lados. As pessoas ficam à volta e diante do mesmo.
Os sacerdotes levam alva, cordão e estola vermelha. Paramentam-se no salão paroquial, contíguo à igreja.
O ofertório é feito pela Confraria de São Paulo. As pessoas estão identificadas com as capas da Confraria, de modo que não haja lugar para aproveitamentos da situação. Os fundos recolhidos destinam-se a custear uma estátua de São Paulo, que ficará colocada no início da escadaria
Igreja e Missão, à luz da mensagem de São Paulo é o tema da Peregrinação. Os textos inspiradores são Rom 12,5-16a e 1Cor 12,12-22.24b-27. Cada Arciprestado, na caminhada conjunta das respectivas paróquias até ao local da celebração transportará um placard identificador, com uma pequena frase relativa ao tema. Cada Arciprestado encarrega-se da animação na sua caminhada até à igreja.
Acessos:
- Os Arciprestrados da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Calheta, São Vicente e Porto do Moniz, saem da via Rápida, no Campanário, entram na Via Expresso e seguem até ao fim da estrada, saindo na zona industrial da Ribeira Brava e continuando até São Paulo. As pessoas saem no cruzamento da Eira do Mourão e fazem a caminhada até à igreja de São Paulo. Os autocarros estacionam na zona abaixo da igreja.
A inauguração da estátua de S. Paulo, que ficará como marco do Ano Paulino, na Diocese, será no final da celebração, no regresso do cortejo litúrgico à igreja. Então será distribuída uma pagela, como recordação do evento.

Nota: No local não existem estruturas de restauração. Por isso, cada pessoa ou grupo deverá providenciar o seu lanche.
Pe Silvano Gonçalves

Homilia da Missa Crismal


São Paulo, modelo do evangelizador


O Jubileu do Ano Paulino tem sido para toda a Igreja fonte de inesgotável sabedoria divina, que ilumina e fortalece a fé e a caridade do Povo de Deus. Na nossa Diocese, as jornadas, os retiros e outras actividades sobre São Paulo, como percurso formativo na teologia Paulina, tem contribuído largamente, para um maior conhecimento da vida e do rico património espiritual das suas cartas. Nestas encontramos o clamor de uma ardente paixão por Cristo, pelo Evangelho e pela Igreja. Continuam, ainda hoje, a falar ao coração do homem, às diferentes culturas, espaços e regiões.
As dificuldades pastorais que Paulo teve de enfrentar nas comunidades por ele fundadas, são semelhantes às nossas, no contexto peculiar do tempo actual: evangelizar, corrigir abusos, fortalecer no amor e na esperança os irmãos desanimados, alertar para os perigos, convidar para a partilha dos bens, etc. A sua entrega total a Cristo fê-lo aceitar os desafios do Evangelho, com fortaleza e audácia, até selar com o próprio sangue o amor que o consumia por Jesus. Modelo de evangelizador para todos os tempos, o seu grito profético continua a ressoar na Igreja e no mundo: “Ai de mim se não evangelizar” (1 Cor 9, 16).
Paulo de Tarso continua a ser inspirador nos novos caminhos da evangelização, neste tempo de procura, mas tão carente de essencial. Com ele, queremos percorrer as estradas do mundo, lendo os sinais dos tempos, procurando discernir as sementes do Reino e escutando o Senhor Ressuscitado, o Rosto resplandecente da Palavra, que nos faz “arder o coração” e reconhecê-Lo na fracção do Pão, no rosto dos irmãos e nos eventos da história.
A encerrar o Ano Paulino, teremos, como foi anunciado, na Paróquia de São Paulo – Ribeira Brava, no dia 28 de Junho, domingo, uma grande celebração diocesana. Para ela peço uma especial atenção e cuidado de todos os sacerdotes, estimulando a participação das respectivas comunidades e grupos, para que aquela celebração constitua, de facto, um acontecimento de forte expressão eclesial.

Ano sacerdotal

Por ocasião dos 150 anos da morte de Santo Cura d’Ars, o humilde sacerdote francês, exemplo de autêntico Pastor, o Santo Padre anunciou a convocação de um “ano sacerdotal” especial, de 19 de Junho de 2009 a 19 de Junho de 2010, que terá como tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. O objectivo deste ano, diz o Papa, é “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.
Ao longo do ano serão promovidas, em toda a Igreja e também aqui na nossa Diocese, várias iniciativas de ordem espiritual e pastoral, incentivando a formação permanente dos sacerdotes e proporcionando-lhes os apoios necessários para uma vida de crescente fidelidade à missão. Durante este Ano jubilar, Bento XVI proclamará São João Maria Vianney “Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo”.

D. António Carrilho, Homilia da Missa Crismal, em Quinta-feira Santa
Funchal 9/04/2009

Evangelho do próximo Domingo: dia 5 de Julho de 2009 - Domingo XIV do Tempo Comum - B

EVANGELHO – Mc 6, 1-6

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?» E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.
Palavra da Salvação

ACÇÃO PASTORAL de 29 de Junho a 5 de Julho 2009


PUBLICAÇÕES GERAIS

- Na semana de 6 a 10 de Julho o vosso pároco estará em retiro, recomendo-me às vossas orações
- A Junta de Freguesia da Calheta, pede para informar o seguinte: devido ao novo sistema informático muitos eleitores ficaram automaticamente inscritos em secções de votos distantes da sua residência. Devem dirigir-se à Junta de Freguesia todos os eleitores para regularizar esta situação.
Paróquia do Atouguia
- Já temos algum dinheiro para o som de Cristo Rei
- Confissões Santíssimo Sacramento: 6ªa Feira – 19:30
- A partir das 15h a Banda correrá pelos sítios. Acompanhará o carro que recolhe donativos para a casa de chá
Paróquia da Calheta
- Recebi donativo para o Boletim
Paróquia de São Francisco
- Recebi domantivo para o tecto da igreja
- FESTA DOS 25 ANOS DA IGREJA: Reuniões de Preparação: 21h
- Estrela – dia 2, Laranjeiras – dia 3, Salão – dia 6, Brasil – dia 7
- Pedimos a vossa presença e responsabilidade para esta data importante