DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Palavra do Pároco


Nº 14 – Série III – 25 de Janeiro – Domingo III do Tempo Comum


Solenidade da Conversão de São Paulo


Esta pintura do célebre pintor italiano do séc. XVI Caravaggio, retrata o momento mais importante da vida do Apóstolo São Paulo como nos é relatado nos Actos dos Apóstolos: «Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém. Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.»Os seus companheiros de viagem tinham-se detido, emudecidos, ouvindo a voz, mas sem verem ninguém. Saulo ergueu-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada.» (Act 9, 1-8)
É caso para nos perguntarmos, que significado tem para a minha vida esta queda do cavalo? Será que Paulo caíu mesmo de um cavalo como está na pintura? Não será que, para a nossa conversão sincera, a Cristo, também teremos de caír do «cavalo» das nossas certezas ou incertezas, das nossas “manias”, etc.? Estou convencido que esta queda de Paulo, foi a sua queda das suas certezas judaicas/ farisaicas ao encontrar-se com a Luz da Verdade. Por isso, façamos festa pois Jesus não desiste de nós e em cada momento (bom ou mau) ELE quer se encontrar connosco.


Pe Silvano Gonçalves

Textos Sagrados - Dia 1 de Fevereiro de 2009 - Domingo IV do Tempo Comum - B

I Leitura: Deut 18, 15-20

Moisés falou ao povo, dizendo: «O Senhor teu Deus fará surgir no meio de ti, de entre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deveis escutar. Foi isto mesmo que pediste ao Senhor teu Deus no Horeb, no dia da assembleia: ‘Não ouvirei jamais a voz do Senhor meu Deus, nem verei este grande fogo, para não morrer’. O Senhor disse-me: ‘Eles têm razão; farei surgir para eles, do meio dos seus irmãos, um profeta como tu. Porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar. Se alguém não escutar as minhas palavras que esse profeta disser em meu nome, Eu próprio lhe pedirei contas. Mas se um profeta tiver a ousadia de dizer em meu nome o que não lhe mandei, ou de falar em nome de outros deuses, tal profeta morrerá’».
Palavra do Senhor
II Leitura: 1 Cor 7, 32-35
Irmãos: Não queria que andásseis preocupados. Quem não e casado preocupa-se com as coisas do Senhor, com o modo de agradar ao senhor. Mas aquele que se casou preocupa-se com as coisas do mundo, com a maneira de agradar à esposa, e encontra-se dividido. Da mesma forma, a mulher solteira e a virgem preocupam-se com os interesses do Senhor, para serem santas de corpo e espírito. Mas a mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo, com a forma de agradar ao marido. Digo isto no vosso próprio interessa e não para vos armar uma cilada. Tenho em vista o que mais convém e vos pode unir ao Senhor sem desvios.
Palavra do Senhor
Evangelho: Mc 1, 21-28
Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga
e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!» E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
Palavra da Salvação.

Orações a São Paulo


Ó São Paulo tu disseste: Fiz-me tudo para todos, para levar a todos os povos a Boa Nova da Salvação, desperta em mim esse ardente desejo missionário!

Dá-me a coragem de Lançar-me para frente, com renovado ardor e entrega total a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Intercede por mim, ó grande Apóstolo Paulo, para que seguindo teu exemplo, eu possa dizer: Já não sou mais eu que vivo,pois é Cristo que vive em mim!
Faz de mim um(a) grande apóstolo(a) e irradiador(a) do Mestre Divino através de minha vida, usando com amor e fé todos os meios de comunicação. Confio em ti, ó Santo Apóstolo Paulo.
Amén.


Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso Mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos - "Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim".
Iluminai a todos os povos com a luz do Evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabe-lecer no mundo, o Reino da justiça e de amor do vosso Mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo apóstolo, rogai por nós.

São Paulo, incansável Apóstolo dos gentios, em Éfeso destruístes livros que prejudicavam o povo. Olhai agora para todos nós. Estais vendo que uma imprensa escrita, falada e televisada vai arrancando a fé e minando os bons costumes do nosso povo. Santo Apóstolo, iluminai os jornalistas, Escritores, que trabalham na comunicação: que espalhem somente mensagens construtivas. Daí a todos coragem, para que evitem tudo quanto se opõe à libertação e promoção das pessoas, famílias, comunidades e nações. Alcançai-nos a graça de sermos Cristãos activos. Que aprendamos a discernir, com senso crítico, as mensagens que recebemos diariamente das leituras, do rádio, da televisão e do cinema, dos audiovisuais em geral. E possamos divulgar, de acordo com nossa capacidade e possibilidade, uma imprensa que orienta para Deus, promove o conhecimento da verdade e ajuda o bem estar temporal e eterno de todos. Amén.

ACÇÃO PASTORAL de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro 2009

Para ampliar clique em cima da imagem


PUBLICAÇÕES GERAIS


Depois da reunião com os irmãos da Confraria, faremos a apresentação das receitas e despesas desde Outubro até à data.


Paróquia do Atouguia
- Reunião dos irmãos da Confraria: dia 7 de Fevereiro às 20h

Paróquia da Calheta
- Reunião dos irmãos da Confraria: dia 15 de Fevereiro às 12h
- Já temos garantido o restauro de 4 Apóstolos

Paróquia de São Francisco
- Reunião dos irmãos da Confraria: dia 8 de Fevereiro às 10:30