DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 24 de março de 2009

Palavra do Pároco


Nº 23 – Série III - 29 de Mar. 2009 – Domingo V Tempo da QUARESMA


RECEBE POR ESTE SINAL O DOM DE DEUS


Nestes dias da Quaresma, as nossas comunidades paroquiais foram agraciadas com a presença de D. António Carrilho que se dignou vir até ao meio de nós celebrar a Eucaristia e nela, administrar o Sacramento da Confirmação.
Quando o jovem se aproxima do sr Bispo, este chama-o pelo seu nome e, traçando-lhe uma cruz na fronte com o óleo do Crisma, diz: Recebe por este sinal o Espírito Santo Dom de Deus. Ao que o jovem prontamente responde Ámen! Neste Momento da Crismação, enquanto se canta, o jovem está a ser constituído Missionário, enviado de Cristo ao mundo. Seja qual for o futuro do adolescente que se crisma, é muito importante tomarmos consciência de que, tal como o Ressuscitado soprou sobre o Apóstolos, dando-lhes o Seu Espírito e deu-lhes a Missão de Evangelizar, precisamente o mesmo acontece nas nossas comunidades paroquiais. É Cristo que imprime o Seu Espírito na vida do jovem, é Cristo que envia cada um dos adolescentes ao mundo das suas responsabilidades, projectos e sonhos e aí o desafia a ser Sua testemunha, na alegria e na esperança. E nós comunidade paroquial, que um dia também recebemos este sacramento, não teremos responsabilidade na vida destes jovens? Como os acolhemos? Que incentivos, responsabilidades a atenção é que lhes estamos a dar? Que esta acção do Espírito Santo nos nossos adolescentes também recaia sobre cada um de nós.


Pe Silvano Gonçalves

PALAVRA DE VIDA

Já reparam que, em geral, nós não vivemos a vida? Arrastamo-la, à espera de um “mais tarde”, em que talvez cheguem “dias melhores”.
É verdade que há-de vir um futuro melhor, mas não é aquele que imaginamos. Temos um instinto divino que nos leva a esperar alguém ou qualquer coisa que nos possa satisfazer.
E sonhamos talvez com um dia feriado, ou em ter tempo livre, ou com um encontro especial, depois dos quais não ficamos satisfeito, totalmente satisfeito. E voltamos à rotina de uma existência que não se vive com convicção. Está-se sempre à espera.
O facto é que, entre os elementos que compõem a vida de cada pessoa, existe um a que ninguém pode escapar: é o encontro pessoal com o Senhor que vem. São esses os “ dias melhores” para os quais inconscientemente tendemos, porque somos feitos para a felicidade. Porque só Deus nos pode dar a felicidade total.
E Jesus, sabendo muito bem que todos andamos cegamente à procura da felicidade, avisa-nos:
“Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor”.
Com estas palavras, Jesus refere à Sua vinda no último dia. Tal como subiu ao Céu, quando estava no meio dos apóstolos, assim há-de voltar.
Mas estas palavras querem dizer também a vinda do Senhor no fim da vida de cada pessoa. De facto, quando uma pessoa morre, para ela o mundo acabou. E já que não sabemos se Cristo vem hoje, esta noite, amanhã, ou dentro de um ano ou mais, temos que vigiar. Precisamente como aqueles que estão alerta, porque sabem que os ladrões vão vir esvaziar-lhes a casa, mas não sabem a que horas vão chegar. E se Jesus vem, quer dizer que esta vida é passageira. Mas, se o é, em vez a desvalorizarmos, devemos dar-lhe a máxima importância. Temos que nos preparar para aquele encontro com uma vida digna.
“Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor”.
É mesmo necessário que cada um vigie. A nossa vida não é simplesmente uma pacífica sucessão de actos. É também uma luta. E mais variadas tentações, como as sexuais, as da vaidade, do apego ao dinheiro, da violência, são os nossos primeiros inimigos.
Se vigiarmos sempre, não nos deixamos apanhar de surpresa. Mas vigia bem quem ama. É próprio do amor vigiar. Quando se ama uma pessoa, o coração vigia sempre à sua espera e, cada minuto que passa sem ela, é vivido em função dela. Assim faz uma esposa apaixonada quando trabalha ou prepara aquilo que poderá servir ao seu esposo ausente: faz cada coisa a pensar nele. E, quando ele chega, na sua saudação exultante está o alegre trabalho do dia.
Assim faz uma mãe quando tem um pequeno intervalo para repousar, durante a assistência ao seu filhinho doente. Dorme, mas o seu coração vigia.
Chiara Lubich

UMA HISTÓRIA DE SOLIDARIEDADE


O nome dele era Fleming e era um pobre fazendeiro escocês. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ele ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Largou as suas ferramentas e correu para lá. Quando ali chegou, encontrou um menino, enlameado até a cintura, gritando e tentando se safar da morte. O fazendeiro Fleming salvou o rapaz de uma morte lenta e terrível.
No dia seguinte, uma carruagem riquíssima chegou à humilde casa do escocês. Um nobre elegantemente vestido saiu e apresentou-se como o pai do menino que o fazendeiro Fleming havia salvo.
- Eu quero recompensá-lo - disse o nobre.
- Você salvou a vida do meu filho.
- Não, eu não posso aceitar pagamento para o que eu
fiz - responde o fazendeiro escocês, recusando a oferta.
Naquele momento, o filho do fazendeiro veio à porta do casebre.
- É seu filho? - perguntou o nobre.
- Sim - o fazendeiro respondeu orgulhosamente.
- Eu tenho uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa
educação. Se o rapaz for como seu pai, ele crescerá e será um
homem do qual você terá muito orgulho.
E foi o que ele fez. Tempos depois, o filho do fazendeiro Fleming formou-se no St.Mary's Hospital Medical School de Londres, ficou conhecido no mundo como o notável Senhor Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina. Anos depois, o filho do nobre estava doente com pneumonia. O que o salvou? - Penicilina. O nome do nobre? Senhor Randolph Churchill. O nome do filho dele? Senhor Winston Churchill. Alguém disse uma vez que se colhe o que se planta. Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivesse tido uma decepção. Dance como se ninguém estivesse a assistir. É de exemplos de belos gestos como esses que vive o mundo, e não de gestos de guerra, de violência, de agressão.
Para ampliar clique em cima da imagem

PUBLICAÇÕES GERAIS


Peregrinação por terras de São Paulo (Grécia) 30 de Julho a 6 de Agosto


DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE:

Sábado, dia 4 de Abril das 10h às 18:30 Almoço Partilhado todos os jovens a partir do 7º ano de catequese.


Atenção à mudança da hora – adianta


Os escuteiros estarão nas nossas igrejas a vender palmitos no Sábado de Ramos
Catequese termina este fim de semana, todos os catequizandos trazem a roda da quaresma no próximo Sábado e entregam aos seus catequistas.


CPM dia 20 de Abril pelas 20h 30m

Paróquia do Atouguia
- Já temos alguns donativos para o som da capela de Cristo Rei

Paróquia da Calheta
- Já temos garantido o restauro de 11 Apóstolos

Paróquia de São Francisco
- Recebi donativos para lamparina, para o boletim e para hóstias