DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nº 35 – Série III - 28 de Junho 2009 – DOMINGO XIII DO TEMPO COMUM

TERMINA O ANO JUBILAR PAULINO

A Celebração do Encerramento do Ano Paulino, na Paróquia de São Paulo, no dia 28 de Junho de 2009, será às 11h. O cortejo litúrgico sai da igreja às 10h45. A Banda da Ribeira Brava acompanha o cortejo na saída e no regresso para a igreja. O coro paroquial assegura a animação dos cânticos da celebração; todos os peregrinos terão uma folha com o refrão dos mesmos. Aos Acólitos do Arciprestado da Ribeira Brava poderão juntar-se os Acólitos das outras paróquias presentes.
O palco para o altar é montado no campo desportivo da Escola de São Paulo, de canto e de modo a ver-se de todos os lados. As pessoas ficam à volta e diante do mesmo.
Os sacerdotes levam alva, cordão e estola vermelha. Paramentam-se no salão paroquial, contíguo à igreja.
O ofertório é feito pela Confraria de São Paulo. As pessoas estão identificadas com as capas da Confraria, de modo que não haja lugar para aproveitamentos da situação. Os fundos recolhidos destinam-se a custear uma estátua de São Paulo, que ficará colocada no início da escadaria
Igreja e Missão, à luz da mensagem de São Paulo é o tema da Peregrinação. Os textos inspiradores são Rom 12,5-16a e 1Cor 12,12-22.24b-27. Cada Arciprestado, na caminhada conjunta das respectivas paróquias até ao local da celebração transportará um placard identificador, com uma pequena frase relativa ao tema. Cada Arciprestado encarrega-se da animação na sua caminhada até à igreja.
Acessos:
- Os Arciprestrados da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Calheta, São Vicente e Porto do Moniz, saem da via Rápida, no Campanário, entram na Via Expresso e seguem até ao fim da estrada, saindo na zona industrial da Ribeira Brava e continuando até São Paulo. As pessoas saem no cruzamento da Eira do Mourão e fazem a caminhada até à igreja de São Paulo. Os autocarros estacionam na zona abaixo da igreja.
A inauguração da estátua de S. Paulo, que ficará como marco do Ano Paulino, na Diocese, será no final da celebração, no regresso do cortejo litúrgico à igreja. Então será distribuída uma pagela, como recordação do evento.

Nota: No local não existem estruturas de restauração. Por isso, cada pessoa ou grupo deverá providenciar o seu lanche.
Pe Silvano Gonçalves