DESTAQUES




"Toda a escolha tem consequências. É necessário perder para ganhar. É necessário abandonar para ter. Quem quer ganhar sempre não aprendeu a viver."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Palavra do Pároco


Nº 32 – Série III - 7 de Junho 2009 – SANTÍSSIMA TRINDADE


PAI, FILHO ESPÍRITO SANTO


Certamente que é bem conhecida de todos nós aquela célebre passagem de Santo Agostinho (acredita-se que é uma história de origem popular) em que o santo passeava pela praia e deparou-se com uma criança a trazer água do mar com um balde e a deitar num buraco feito na areia. Observando que a criança não parava de ir buscar água ao mar, perguntou-lhe o porquê da sua persistência… prontamente a criança responde que está a tentar deitar toda a água do mar naquela pequena cavidade! O santo riu-se e disse à criança que isso era de todo impossível.
- Pois bem – respondeu a criança – é mais fácil eu conseguir o que estou a tentar que tu descobrires aquilo que estás a pensar!
Diz Santo Agostinho que na verdade andava na praia a procurar uma resposta para o Mistério da Santíssima Trindade.
Na verdade, irmãos, o Mistério da Santíssima Trindade, não é para se procurar uma verdade científica, matemática, que o explique. Podemos comparar este Mistério ao Oceano, é envolvente, e a nossa fé servirá para deixarmos que a nossa vida, pequenina, com os seus pecados, medos e falhas se deixe apenas envolver pela imensaidão deste Mistério, que é um Mistério de Amor Misericordioso. Amor infinito entre as Três Pessoas - Pai, Filho, Espírito Santo – que se diz e manifesta na Unidade de um Deus. Um Deus que é Pai e Criador, invisível e Eterno, que Se Manifesta em Jesus Cristo, numa Comunhão íntima de Amor que é o Espírito Santo. Deixemo-nos envolver por esta Comunhão de Amor.

Pe Silvano Gonçalves